22/11/2010

O que é e quais são os galardões?


Falar de Galardão não é tão simples assim, até poderia escrever muitas coisas sobre este assunto. Mas acho que devemos tomar cuidado com certos assuntos, pois eles podem nos desviar do tema principal: A Salvação em Cristo, Jesus.
A palavra grega que encontramos no Novo Testamento em grego, transliterada (escrita em caracteres da nossa própria língua) para galardão é misthós, que significa salário (Romanos 4.4) ou recompensa (Mateus 5.46). Galardão, portanto, pode ser entendido como recompensas que os salvos receberão na glória porvir, de acordo com suas obras (2 Coríntios 5.10).
Podemos entender que existem várias categorias de galardões. A Bíblia os menciona em Mateus 10.41 através das expressões "galardão de profeta" e "galardão de justo" essa divisão em categorias. Entretanto ela não especifica quais são os galardões que pertencem a que categoria.
Encontramos também a explicação de COROAS que indicam “prêmios” recebidos (galardão) por desempenhar determinadas tarefas. No mundo antigo, a coroa tinha mais significado que hoje, claro porque havia mais reis! Mas em competições, por exemplo, o vencedor recebia uma coroa de louros ou depois de uma vitória em uma guerra havia vários tipos de coroas para identificar o grau de envolvimento e a intensidade da vitória alcançada. Assim, fica mais fácil de entender porque é usada essa forma de explicação para “recompensas” que os seres humanos receberão por ter desempenhado uma tarefa ou não, já que o texto Bíblico mostra que as pessoas receberão galardões de acordo com sua atitude, positivas ou não, galardões considerados bons ou não.
Existe até uma forma de classificar os “galardões positivos” e como são alcançados, de acordo com o que segue:
Coroa Como Ganhar Fonte Bíblica
Alegria Ganhando almas  1Tessalonicenses2.19 - Filipenses 4.1
1Tessalonicenses2.19
Filipenses 4.1
Vida Suportando provas, aflições e tentações, e mesmo assim permanecer fiel - 
 Tiago.1.12 - Apocalipse 2.10
Tiago.1.12
Apocalipse 2.10
Incorruptibilidade Negando-se a si mesmo - 1Coríntios 9.25 1Coríntios 9.25
Glória Cuidando do rebanho - 1Pedro 5.4 1Pedro 5.4
Justiça Ansiando pela volta de Cristo - 2Timóteo 4.8 2Timóteo 4.8
    
Não podemos negar que a Bíblia relata que existem os galardões. Também não podemos negar que receberão galardões todas as pessoas, ou receberam galadões considerados bons ou receberão galardões considerados ruins, sempre levando em conta suas atitudes. Isso é fato!
Mas há um detalhe que quem se preocupa com a busca de galardões acaba esquecendo: para receber qualquer galardão considerado bom, qualquer um dos que foram apresentados acima, existe a necessidade de salvação primeiro. E, uma vez salvo, quem vai agir em nós e através de nós e o Próprio Senhor. Ele planta e rega! Ele dá inspiração, força e gera a atitude, se deixarmos. Quem fará, se deixarmos, será o Senhor através de nós e receberemos galardões por ter deixado o Senhor agir através de nós, por desprendimento, por negação da própria vontade.
Não haverá galardão, não haverá coroa, nada que consideramos bom se não nos preocuparmos primeiro com a Salvação. Haverá uma conseqüência, haverá galardão, de qualquer forma! Mas para recebermos esses que consideramos bons, só buscando a salvação. E naturalmente iremos agir da forma correta, pois será o Senhor agindo através de nós.
Por isso, registro: mais importante que se preocupar com os galardões (que virão, é inegável), devemos nos preocupar com que tipo de galardão iremos receber. Se estivermos Ligados ao Senhor através da Salvação, receberemos aqueles que estão registrados na tabela acima, de acordo com aquilo que o Senhor gerar em nós para realizarmos, de acordo com o que o Senhor quiser fazer através de nós e, claro, por deixarmos Ele agir através de nós. Ele poderá querer realizar muitas coisas através de nós, mas nós devemos deixar Ele agir. O galardão estará condicionado, assim, a deixarmos o Senhor agir através de nós. O quanto formos obedientes. Aí, haverá galardão.
Não haverá galardão apenas por ação, pois corremos o risco de fazer o que nós queremos e não o que o Senhor quer. Não é para realizarmos tudo o tempo todo! O Senhor tem tarefas específicas que quer nos usar para cada ser humano. Não são todos que precisam fazer todas as coisas...
A obediência ao chamado do Senhor para sua vida é que indicará o galardão que você terá para receber. Mas a sua preocupação não deve ser em procurar por esses galardões. Eles são conseqüência de uma vida entregue nas mãos do Senhor. O único galardão que entendo que devemos buscar é o da Salvação em Cristo. Os outros virão como conseqüência de nossa vida de obediência ao Senhor. E o que é conseqüência não pode ser tratado como principal. Conseqüência acontece naturalmente por conta de uma outra situação...

0 comentários:

Postar um comentário